
Depois de muitas tentativas sem sucesso, a Cooperativa Trabalho Dos Catadores Uniciclar novamente volta a sofrer, com o esgoto pluvial e cloacal.inumeros pedidos, foram feitos a Secretaria Municipal de Agua e Esgoto (SEMAE), de Prefeitura São Leopoldo, para resolver o problema,que a cada chuva, o esgoto e a agua da vasão dos bueiros, volta pela tubulação de esgoto, imundando o Escritório e cozinha, da Cooperativa.
Mas desta vez o incidente, fica cada vez mais grave.Funcionários do SEMAE, iniciaram obras na rua Homero Batista, ao lado da Associação de moradores, para resolver a situação dos alagamentos na uniciclar, chegaram a vir até o escritório, prometer que o problema seria solucionado até o dia 01 de julho, mas tal obra ficou a inacabada, com buracos na rua, e problema não resolvido.
Hoje pela manhã ao chegarem na cooperativas, os catadores se depararam com mais uma situação lamentável, onde desta vez, prejuízos foram constatados devido ao problema não resolvido pelo SEMAE.Uma reunião com o Departamento Jurídico da Uniciclar , na tarde de hoje, deve definir novos rumos, para esta situação.- cobraremos do conselho gestor administrativo e da coordenação da cooperativa, que seja acionado o Ministério Público, para intervir no caso. , Diz uma cooperada.
- Não podemos mais ficar nestas promessas, Diz Fabio Rodrigo Limas, Coordenador financeiro da uniciclar. Isso é indigno, de trabalho, a cada chuva, ficamos desesperados, já sabendo o que vai acontecer.A agua do esgoto e pluvial, voltam através da tubulação de esgoto interna e externa e acabam causando Prejuízos e mal estar na cooperativa Uniciclar.
Pois a água da rua, (esgoto, pluvial), imundam o escritório, cozinha e pavilhão da cooperativa, nos deixando sem o mínimo de condições de trabalho.
Por mais de 1 ano, viemos solicitando ao SEMAE, providência e solução para a situação, mas nada é feito.
Percorremos varias secretaria, até mesmo ao gabinete do prefeito, para que tomassem alguma providência.
Tentativas frustradas e sem retorno.
Infelizmente, os direitos à vida e à saúde, os quais estão garantidos pela Constituição Federal Brasileira em seus artigos 6º e 196, não estão sendo cumpridos neste caso da uniciclar.
Os usuários de serviços de água e esgoto têm desde 2007 uma série de direitos assegurados pela Lei do saneamento básico. A legislação federal prevê a universalização dos serviços de abastecimento de água e tratamento da rede de esgoto para garantir a saúde dos brasileiros, conforme LEI Nº 11.445, DE 5 DE JANEIRO DE 2007. e
Decreto nº 7.217, de 2010.
Esperando assim que possamos relover tal situação de modo rápido, e agil, aguardamos providências, nem que seja com a intervenção do MP.
A atual situação, no dia de hoje, com toda a chuva da madrugada, que ainda prossegue, não é motivo, para o desleixo, nos serviço, iniciado e não acabado pelo SEMAE.
FONTE:Departamento comunicação Uniciclar.

