quinta-feira, 18 de junho de 2015

Prefeito decide manter Secretaria de Cultura.

"Vamos preservar a Secretaria da Cultura. Reconhecemos sua importância para São Leopoldo, que precisa cultivar na memória as origens e reafirmar sua identidade cultural", afirmou o prefeito Anibal Moacir nesta quarta-feira (17). Em reunião com o secretário de Educação, Artur de Bitencourt, Moa enfatizou que a continuidade da estrutura seguirá o princípio de redução de custos. "Não vou abrir mão dos objetivos traçados para acabarmos o escalonamento salarial. Portanto, será uma secretaria enxuta, mas com condições de alçar grandes voos, se captados os recursos disponíveis para esta área", completou.
O secretário de Educação é um defensor da manutenção de duas secretarias distintas. "A Cultura é tão importante quanto a Educação. Devem caminhar sozinhas, mas podem dar as mãos na busca de soluções no campo cultural", afirmou Bitencourt, que seguirá respondendo interinamente pela pasta. Segundo ele, o próximo passo é reunir os membros do Conselho Municipal de Cultura e, "coletivamente, construir as metas para a retomada do cenário cultural de São Leopoldo. Queremos ouvir e debater para proporcionar de maneira democrática e republicana o modelo do contraditório", afirmou, explicando que também fará contato com técnicos, classe artística e com a sociedade civil. O Turismo deve ser vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedetec).
 
AUDIÊNCIA - Pela manhã, o secretário participou da audiência pública na Câmara de Vereadores para tratar da cultura. A iniciativa foi proposta pelo Conselho Estadual de Cultura, após o anúncio de fusão de secretarias, que daria origem à Secretaria de Educação e Cultura. No evento, enfatizou que a pasta deverá buscar recursos junto ao Sistema Nacional de Cultura, situação que precisará ser organizada, pois há prestações de contas de 2011, da gestão anterior, que ainda precisam ser regularizadas para que se possa voltar a captar recursos. "Vamos estabelecer diretrizes para que a secretaria seja sustentável no contexto de crise em que os municípios se encontram", ponderou Bitencourt. Na audiência, estiveram presentes artistas de todas as áreas, representantes do conselho, coletivos culturais e vereadores. 
Fonte: Site Prefeitura Sao Leopoldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário