A Cooperativa de Trabalho Dos Catadores Uniciclar amplia e faz novos investimentos no Galpão de
Triagem , localizada na Vila Paim, bairro São Miguel em São Leopoldo. No dia 1° de Julho de 2014, a cooperativa assumiu juntamente com outras 6 cooperativas e associações de catadores a Coleta Seletiva Compartilhada, antes feita Por uma empresa privada.
Há 75 dias a frente da coleta seletiva, a Cooperativa de Trabalho dos Catadores Uniciclar, já vem colhendo bons frutos com o novo processo de coleta dos resíduos secos Recicláveis no Município, feito pelos próprios catadores. Além de aumentar a quantidade coletada em 40%, em relação a antiga coleta seletiva, a Uniciclar esta conseguindo ter um aumento bastante significativo na renda de seus cooperados e novos investimentos em infraestrutura física.
- Embora ainda tendo muito o que fazer, e muitos outros investimentos, estamos contentes com o que estamos fazendo, dentro das nossas possibilidades.
- Hoje somos padrão FIFA em prestação de serviços na área de residuos sólidos, depois do otimo trabalho feito durante a Copa Do Mundo FIFA 2014, Prestado nos jogos que aconteceram em Porto Alegre, No Estadio Beira Rio, juntamente Com a REDE CATAPOA, o qual fizemos parte. Isso serviu também para acumulo de novas experiências, e nos profissionalizar mais no que fazemos, Declarou Pedro Cezar Dutra (34), Presidente da cooperativa.
O local oferece atualmente 18 postos de trabalho, beneficiando os
catadores da cooperativa Uniciclar. As vagas deverão ser ampliadas
futuramente para atender outras organizações.
Pedro Cezar afirmou que os catadores estão mudando o perfil da cidade.
“Através da coleta seletiva, os trabalhadores estão recuperando a
auto-estima, contribuindo com o meio ambiente, ganhando melhores
condições de trabalho e o respeito da população”, frisou.
Segundo Pedro, a Coleta Seletiva Compartilhada promove a
inclusão social e a reciclagem Popular, pois geram muitos postos de trabalho direto com as 7 cooperativas e associações de triagem.Com a coleta seletiva, o município prolonga a
vida útil do aterro e economiza, reduzindo a quantidade de resíduos no
local.
O diretor finaceiro da cooperativa Uniciclar, Fabio Rodrigo G. Limas, destacou que a coleta seltiva resgatou a cidadania dos trabalhadores, hoje reconhecido mundialmente, e nacionalmente o Catador como profissão.
Investimentos
Com o novo processo já foram investido mais de R$ 15.000,00 em novas
infra etruturas, na reforma dos banheiros,Novo escritório, cozinha, nova mesa de triagem, Box de Armazenamento de residuos e na
nova instalação elétrica, que estava em precárias condições desde 2011,
quando um incêndio consumiu toda as dependências interna da cooperativa.
Todo o investimento feito foi com recursos próprios, além da Instalação elétrica, feita numa parceria entre SESP (Secretaria de Serviços Públicos), e Uniciclar.
O Secretario da SESP, Charles Pierre, esta sendo um grande parceiro, e esta cumprindo uma demanda levada a ele a meses atrás, quando solicitado a manutenção das precárias condições da rede eletrica provisória que existia no local.
Pedro relata que Charles Pierre, sempre esteve a disposição para o dialágo, com e os catadores, que fortalece mais a relação entre secretaria e a categoria.
Investimentos Futuros
A Uniciclar tem como meta futura, novos investimentos, em infra estrurura, formação dos catadores, em auto gestão e qualificação do material triado e benificiamento.
Fonte: Departamento Comunicação Uniciclar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário