quarta-feira, 30 de outubro de 2013

DF sediará 12º Festival Lixo e Cidadania .


Evento é voltado à valorização do catador de material reciclável
 BRASÍLIA (28/10/13) - Catadores de materiais recicláveis de todo o Brasil se reunirão na capital federal, de 28 a 31 de outubro, para participar da "12ª Edição do Festival Lixo e Cidadania", evento que contará com oficinas, palestras e exposição de artistas que trabalham com materiais reaproveitáveis.

Durante os quatro dias de atividades, os participantes serão estimulados a debaterem temas como sustentabilidade, educação ambiental, inclusão social de catadores, gestão integrada e logística reversa para resíduos sólidos.

Estimativas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que no Brasil existem 600 mil pessoas que lidam diretamente com a coleta de produtos recicláveis e, desse total, 5 mil são do DF. De posse desses dados, a organização do evento pretende atingir um público de 10 mil pessoas.

O evento contará, ainda, com apresentações musicais e teatrais encenadas com figurinos feitos de material reciclado, exposições de artesanato e de objetos artísticos com produtos reaproveitados.

As inscrições para o festival são gratuitas e podem ser realizadas até 28 de outubro pelo site www.festivallixoecidadaniadf.com.br. As vagas são limitadas.

SERVIÇO
Data: de 28 a 31 de outubro de 2013
Local: Bay Park Resort Hotel – SHTN, Trecho 2, Conjunto 5 – Projeto Orla – Brasília/DF

Os eixos principais são:

  • 1- Educação Ambiental e novos padrões de produção e consumo sustentável;
  • 2 - Avaliação de Metas de inclusão social e econômica dos catadores no Plano Nacional de Resíduos Sólidos;
  • 3 - Regulação técnica e econômica dos serviços de gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos ( tarifas, contratos, qualidade de serviços, impostos);
  • 4 - Gênero e Igualdade racial na reciclagem;
  • 5 - Saúde do trabalhador da reciclagem.
 Fonte: MNCR/Dino ON line

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente


4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente


28/10 – A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou neste domingo (27/10), no encerramento da 4ª. Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília, a criação de um grupo de trabalho permanente, vinculado ao seu gabinete, com um representante dos catadores de produtos recicláveis, para acompanhar a implantação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). É a primeira medida a ser tomada após o evento, que reuniu quase 3 mil pessoas, de 27 Estados, para elaborar uma pauta prioritária com 60 recomendações que foram encaminhadas ao governo para tornar a política uma realidade.

Para a ministra, a 4ª. CNMA acelera o processo de implantação da lei. “É uma nova agenda de trabalho, tanto para os  governos, quanto para os cidadãos e as empresas. É isso que muda o Brasil. Vocês estão aqui defendendo o seu país”, disse a ministra ao analisar a os resultados da participação popular. Das etapas estaduais até a conferência nacional, os debates em torno da PNRS já reuniram mais de 200 mil  pessoas. “Isso demonstra que todos querem e estão dispostos a trabalhar para que a política de resíduos sólidos avance”, salientou.
RECOMENDAÇÕES
As propostas vencedoras do fórum nacional recomendam ao governo que amplie e diversifique suas ações na área de educação ambiental, fortaleça a fiscalização com leis e medidas mais rígidas, estimule com campanhas e recursos financeiros a reciclagem, desonere a logística reversa, valorize a mão de obra dos catadores e elabore leis que proíbam a incineração de resíduos recicláveis. Em três dias de debates e votações, um conjunto de 160 propostas com origem nas etapas estaduais e municipais definiu as 60 prioridades. Isabella lembrou que as conferências anteriores sempre produziram sugestões acatadas e transformadas em política públicas e que essa não será diferente.
De acordo com a ministra, o que 4ª. CNMA recomenda é fruto da democracia participativa, em sua forma mais direta.  Os debates contaram com a presença de representantes de governos estaduais, municipais e federal,  pesquisadores, professores universitários e catadores. Na avaliação de muitos dos participantes,  serviu para que as pessoas tomassem consciência da complexidade de implantar a PNRS e para que possam arregaçar as mangas para tornar o país mais sustentável.  “Gente que nunca teve direito a voz nem voto nas decisões ministeriais, agora teve. É uma vitória do povo brasileiro”, avaliou Izabella. Para ela, a ajuda de todos permite com que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) possa fazer políticas públicas mais inclusivas e mais sustentáveis.
Na avaliação do diretor do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental do MMA, Geraldo Abreu, que coordenou a realização da 4ª. CNMA,  a quantidade de pessoas envolvidas na realização da conferência é uma prova de que está havendo uma renovação da política ambiental no Brasil. “O recado que eles passaram é de que o governo não deve arredar pé de implantar a política de resíduos sólidos.”, afirmou. Uma das propostas aprovadas pede que o governo não adie o prazo para a desativação dos lixões e implantação dos aterros sanitários.
Para Abreu, ninguém mais quer ser apenas ouvinte nas questões ambientais. “Todos querem participar. Isso retira as decisões das mãos de alguns”, avalia. Ele conta que a escolha do tema para o evento foi controvertida. “Muitos achavam que não ia dar certo realizar uma conferência com uma política já adotada e sancionada”, disse.  Agora a expectativa dele é de os bons resultados da  4ª. CNMA sejam traduzidos em ações concretas, que melhorem a implantação da política e a consolidação da responsabilidade compartilhada, com governos, empresas e cidadãos fazendo a sua parte.
Fonte:Folha Paulistana

Mncr- Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.


Compas!
A conferencia Nacional de Meio Ambiente Acabou! As propostas mais votadas foras as de técnologias sociais dos catadores como coleta seletiva solidária, pagamento por serviços e reciclagem popular feita por cooperativas e associações formadas exclusivamente de catadores de materiais reciclaveis.
Outra Grande vitória que nós catadores tivemos, além do reconhecimento por parte de toda a confererencia, incluindo a Ministra do Meio Ambiente Isabela Teixeira foi a resposta contra a Incineração e outras técnologias de residuos além de ser contraria as Parcerias Publicos privadas. As 200 mil pessoas participante da conferencia, através de seus 1600 delegados nacionais deicham claro:
O BRASIL NÃO QUER INCINERAÇÃO OU REAPROVEITAMENTO ENERGÉTICO DOS RESIDUOS URBANOS E NEM A MODALIDADE DE PRIVATIZAÇÃO ATRAVÉS DAS PPPs.
"plantamos hoje o que vamos colher daqui a 30 anos e apartir desta conferencia, saimos vitoriosos assim como todo o Brasil" declara o catador Alex Cardoso
  Foto: Alex Cardoso
http://www.folhapaulistana.com.br/wp-content/uploads/MEIO-AMBIENTE-%E2%80%93-Catadores-ajudam-a-implantar-Pol%C3%ADtica-de-Res%C3%ADduos-S%C3%B3lidos-Martim-Garcia-MMA.jpg
MEIO AMBIENTE – Catadores ajudam a implantar Política de Resíduos Sólidos
A conferencia Nacional de Meio Ambiente Acabou! As propostas mais votadas foras as de técnologias sociais dos catadores como coleta seletiva solidária, pagamento por serviços e reciclagem popular feita por cooperativas e associações formadas exclusivamente de catadores de materiais reciclaveis. Outra Grande vitória que nós catadores tivemos, além do reconhecimento por parte de toda a confererencia, incluindo a Ministra do Meio Ambiente Isabela Teixeira foi a resposta contra a Incineração e outras técnologias de residuos além de ser contraria as Parcerias Publicos privadas. As 200 mil pessoas participante da conferencia, através de seus 1600 delegados nacionais deixam claro: O BRASIL NÃO QUER INCINERAÇÃO OU REAPROVEITAMENTO ENERGÉTICO DOS RESIDUOS URBANOS E NEM A MODALIDADE DE PRIVATIZAÇÃO ATRAVÉS DAS PPPs. "plantamos hoje o que vamos colher daqui a 30 anos e apartir desta conferencia, saimos vitoriosos assim como todo o Brasil" declara o catador Alex Cardoso — em Brasília.
 

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

MUSEU DA IMPRENSA ABRE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO NACIONAL DE DESENHO, REDAÇÃO, POESIA E ARTIGO .

Estudantes a postos! Na solenidade dos 151 anos do Diário Oficial da União, ocorreu hoje o lançamento oficial da décima sexta edição do Concurso Nacional Museu da Imprensa –-2013-2014, com a assinatura pelo diretor-geral de portaria, ato testemunhado pela gerente da agência da Caixa Econômica Federal da AGU, Juliana Nogueira Saraiva, e pelo presidente da Associação dos Servidores da Imprensa Nacional, Humberto Borges de Sousa. A Caixa é patrocinadora e a Asdin parceira do certame, que vai distribuir 30 mil reais em prêmios.

1º de outubro de 2013
MUSEU DA IMPRENSA ABRE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO NACIONAL DE DESENHO, REDAÇÃO, POESIA E ARTIGOA direção da Imprensa Nacional convidou o coordenador-geral da Copa do Mundo no DF, Sérgio Graça, para o lançamento, pois dois temas do certame tratam da festa mundial do futebol a ser realizada entre 12 de junho e 13 de julho de 2014. O representante da Secretaria Extraordinária da Copa do Governo do Distrito Federal cumprimentou a iniciativa da Imprensa Nacional, acrescentando que o concurso vai aguçar a imaginação e a criatividade dos estudantes brasileiros sobre a importância da Copa do Mundo no Brasil.
 “Muito mais que um evento esportivo, a Copa do Mundo tem uma dimensão econômica e cultural. Brasília vai ser palco de sete jogos. Brasília vai ser mostrada como um museu a céu aberto para o mundo inteiro. O Estádio Nacional Mané Garrincha em apenas quatro meses de existência já registra 600 mil ingressos. A Copa, portanto, vai além da nossa condição de torcedor! Só de investimentos do Governo Federal Brasília está recebendo 3,8 bilhões de reais.” acentuou Sérgio Graça
TURMA DA MÔNICA VISITA O MUSEU DA IMPRENSA
MAURÍCIO DE SOUSA — Fernando Tolentino assinou também hoje o documento da Maurício de Sousa Produções Ltda., no qual o célebre quadrinista brasileiro cede à Imprensa Nacional o direito de uso do tema “A Turma da Mônica visita o Museu da Imprensa” para a categoria Desenho (1° ao 5° ano do Ensino Fundamental) do Concurso.

CARTA DO DESCOBRIMENTO ESTÁ AGORA NO MUSEU DA IMPRENSA

Outro destaque do programa festivo dos 151 anos do Diário Oficial da União foi a apresentação ao público de réplica com um trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha, primeiro documento escrito em língua portuguesa no Brasil e primeira reportagem sobre o país.
 Fernando Tolentino e o coordenador-geral da Copa do Mundo no Distrito Federal Sérgio Graça descerraram a placa com a réplica de trecho do relevante documento histórico, que a partir de hoje passa a fazer parte do rico acervo do Museu da Imprensa.