segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

VANDALISMO NA COOPERATIVA UNICICLAR TEM MAIS R$ 5 MIL REAIS DE PREJUIZO.

 No domingo 21 de Fevereiro de 2016, a cooperativa de trabalho dos catadores Uniciclar, foi arrombado e teve do escritório roubado o computador (CPU E MONITOR), com todos os arquivos e documentos. Além disso os ladrões deixaram um prejuízo calculado em torno de R$ 5.000,00, com os danos causados ao quebrarem o Único ar condicionado que havia no local, além de danos materiais.

O fato ocorreu no domingo durante o dia quando não havia vigilância no local. Ao ingressar no turno de trabalho a noite, o vigilante da cooperativa, acionou a coordenação do grupo de catadores, que foi até o local e constatou o furtos, danos e prejuízos.
- Acionamos a brigada militar, para o que aconteceu, mas o sargento que me atendeu ao telefone, disse que era para irmos a delegacia de policia, fazer a ocorrência. Ai me pergunto? Para que existe brigada militar em São Leopoldo, se não para atender ocorrências de roubos, furtos e tudo mais?

Estou revoltado com a situação. Diz Fábio Limas (33), coordenador financeiro da cooperativa.
- Conforme Orientado pela BM, fomos a delegacia de policia fazer o registro, mas infelizmente, não conseguimos. Ficamos esperando mais de 5 horas esperando saímos da delegacia por volta de 3 da manha desta segunda feira, e nada. A cada minuto chegava a bandidagem, presa e a preferencia era deles. A que ponto chegamos de perder a nossa própria segurança e nossos direitos de prioritário, numa ocorrência, para os bandidos. Temos que Esperar, pois já não temos mais segurança em lugar algum. Diz Pedro Cezar (35), coordenador presidente da cooperativa.
O clima na manhã desta segunda feira (22) entre os catadores cooperados, da Uniciclar era de tristeza e revolta.
- Lutamos, trabalhamos duro, de sol a sol, para estarmos sempre organizados e em dia, e ai vem um ladrão sem caráter e tira o que conseguimos, com o suor do nosso trabalho. E a policia não esta nem ai para o ocorrido, fato este que os coordenadores, ainda não conseguiram registrar o B.O, e nem a brigada militar veio até o local quando solicitado. 
Desabafa a catadora Maria Janice Da Silva, que vive da reciclagem a mais de 15 anos.
Até o fechamento desta matéria os coordenadores da cooperativa, ainda não haviam conseguido fazer o Boletim De Ocorrência, pela demora e burocracia.
FONTE: Departamento de comunicação Uniciclar

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

CATADORES DA UNICICLAR FAZEM FESTA SURPRESA DE ANIVERSÁRIO PARA COORDENADOR PRESIDENTE PEDRO CEZAR DUTRA.

OSs catadores da Cooperativa uniciclar, comemoraram na tarde deste dia 03 de Fevereiro 2016, pelo segundo ano consecutivo, em festa surpresa os 35 anos do coordenador Presidente Pedro Cezar Dutra, com direito a bolo e telemensagem ao vivo.
Bastante emocionado, Pedro mais uma vez ficou sem ação, com a surpresa, e com o gesto dos companheiros de luta e de trabalho.
"Nossas escolhas, não são apenas intuitivas.Elas tem um pouquinho de cada um de nós aqui, que no dia a dia lutamos, para fazer da uniciclar, um exemplo de cooperativa gerenciada coletivamente por nós
catadores.", diz Pedro. 

Os catadores tem por costume, no minimo uma vez por mês comemorar o aniversário de todos os colegas aniversariantes de cada mês.
Os colegas fazem uma vaquinha para as festas surpresas, onde cada um colabora com um pouquinho, deixando os aniversariantes do mês emocionados com a solidariedade de todos.
Fonte: Departamento comunicação Uniciclar.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Aumento de materias de recicláveis demandam novas postos de trabalho.

Com o aumento de materiais da coleta seletiva, e parceria com grandes indústrias geradoras de resíduos recicláveis, a cooperativa de trabalho dos catadores Uniciclar, criou neste dia 01 de Fevereiro 2016, mais 12 postos de trabalhos para catadores  que estavam trabalhando informalmente nas ruas.
A cooperativa Quase que triplicou a quantidade de materiais coletados e triado se comparado ao mesmo período do ano de 2015.
Em janeiro de 2016 foram coletados e triados aproximadamente 130 toneladas, quase 3 vezes mais o mesmo Mês de 2015, onde foram coletado e triado 57 toneladas.
A Uniciclar hoje , presta serviços de coleta seletiva para o  Município de São Leopoldo, Juntamente com mais 6 cooperativas (Univale, Nova Conquista, Cooper Santo Antônio, Aturoi vitória, Cooperativa Mãos Dadas e Cooperfeitoria), contratadas em 2014, pela atual gestão, além de manter parcerias com grandes geradores de resíduos, para a coleta de materiais recicláveis, papel, plásticos, papelão e metais.
Atualmente a Uniciclar tem 33 cooperados catadores, mais os 12 postos de trabalho aberto no dia de ontem, trabalhando em dois turnos, para dar conta da demanda de resíduos recicláveis.
Para o Coordenador  presidente da cooperativa Pedro Cezar Dutra (34), a expectativa é grande.
" - Mesmo, com a queda de preço do material reciclável no mercado, poder aumentar a capacidade de triagem, e mais postos de trabalho, são pontos positivos para todos da equipe Uniciclar. Pois isto mostra que nós catadores somos capazes de prestar um bom trabalho, seja ela na coleta seletiva ou para grandes geradores. Nosso trabalho esta sendo reconhecido pela comunidade e pelas empresas."diz Pedro Cezar.
Para o coordenador financeiro da cooperativa uniciclar  Fábio Rodrigo De Limas (32), "-  A evolução da sociedade faz   do nosso trabalho, um serviço eficaz e eficiente. Pois no ano de 2016, depois da crise no Brasil em 2015, que também nos atingiu fez com que buscássemos alternativas para continuar a luta, e pudéssemos continuar nosso trabalho de agentes do meio ambiente."
A Uniciclar em 2016, passa por uma nova reformulação, prestes a completar 12 anos, de história, luta e trabalho.
A cooperativa também integra o Fórum dos Catadores de São Leopoldo, onde as cooperativas discutem as demandas, problemas e soluções dos trabalhos e dos interesses dos catadores no município.
- Nestes 12 anos de luta, já passamos por muitos problemas, mas também temos muitas histórias bonitas e de sucesso. Uma delas, e a participação da cooperativa, na gestão e  triagem dos resíduos durante a Copa Do Mundo 2014, ocorrida no Brasil, onde O estádio Beira Rio, foi sede de 5 jogos do campeonato, e juntamente com outros catadores e com a Rede Catapoa, pudemos mostrar a importância do nosso Trabalho. " completa Fábio.
A Uniciclar também é uma base orgânica do MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis).
A cooperativa uniciclar faz a coleta seletiva de segunda a sábado, nos bairros:
Segunda Feira - Bairro Campestre
Terça Feira - Empresas ( Participantes da coleta seletiva de São Leopoldo).
Quarta Feira - Bairro Rio Branco,Bairro Santo André.
Quinta Feira - Bairro São Miguel, Vila Paim, Charrua.
Sexta Feira - Bairro Pinheiros
Sábado - Centro e Fião.

OUTROS BAIRROS E DIAS DE COLETAS PELAS COOPERATIVAS DO MUNICÍPIO.

Diário, de segunda-feira aos sábados:

Centro e Fião.
Segunda-feira:
Coleta Seletiva nos bairros e loteamentos: Vila Nova,  Novo
Acácias, Jardim Cora-Seller, Padre Réus, Duque de Caxias, Cristo Rei,
Vila Otacília, São João Batista.
Terça-feira:
Coleta Seletiva nos bairros e loteamentos: Vila Brasília, Vila
Berguer, Vila Elsa, Parque Mauá, Tancredo Neves, Santa Marta, Vila Baum,
Parque Itapema, Bela Vista, Jardim Luciana, Santa Ana, Santa Helena,
Vila Brás, Santos Dumont, Bom Fim, Vila Progresso, São José.
Quarta-feira:
Cohab Feitoria, Uirapuru  Seller, Santa Tereza, Vila Esperança, Cohab Duque, Monte Blanco, Barreira, Fazenda São Borja.
Quinta-feira:
Morro do Espelho, Jardim América, Vicentina, Campina, Jardim Fênix.
Sexta-feira:
Rio dos Sinos,  Vila dos Tocos, Madezatti, São Geraldo,
Imigrantes, Independência, Scharlau, Jardim Viaduto, Vila Glória.
Empresas que queiram aderir ao serviço e fazer doações de materiais , podem entrar em contato com a cooperativa pelos telefones (51) 99548384-96701160-(55) 96722804 ou pelo Disque Coleta: (51)94002603.

FONTE: Departamento de comunicação Uniciclar.