sexta-feira, 1 de abril de 2016

CONTRATOS EM ATRASO REFLETE GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA DA UNICICLAR.

Com a atual crise, rodando o País, e o atraso nos pagamentos de prestação de serviços começa a refletir e causar impacto, na renda dos catadores da cooperativa de trabalho dos catadores UNICICLAR.
Uma das principais fontes de renda da cooperativa, é proveniente do trabalho prestado ao município de São Leopoldo, cujo o contrato é de R$ 22.098,04, e que são pagos os 03 coletores, locação de veículo e demais impostos, e esta atrasado , fazendo com que sejam diminuído os 41 postos de trabalho, para apenas 21.
- Os 20 postos de trabalhos a menos, tivemos que cortar para utilizar o dinheiro, e mantermos a coleta seletiva funcionando. São R$ 21.680,00 a menos, e menos postos de trabalhos, ou seja, 20 catadores a menos com renda, para podermos honrar com nosso compromisso." diz Fábio Limas (33), coordenador financeiro da Uniciclar.
-Dependemos exclusivamente dos pagamentos em dia, com data certa, para continuarmos mantendo a coleta seletiva funcionando, e podermos voltar ao quadro normal de catadores (41), e não precisarmos tirar da nossa produção." Diz Pedro Cezar (35) Coordenador Geral.
A demanda de coleta de resíduos da coleta seletiva, vem aumentando gradativamente, o que gera mais custos, mais tempo e kilometragens rodadas, para ter um serviço de qualidade e eficiente.
Em contato com a Secretaria da Fazenda do Município de São Leopoldo,  a informação obtida, é de que não a previsão de pagamento dos 7 contratos de prestação de serviços dos catadores até o presente momento.
A preocupação das cooperativas, daqui em diante passa a ser permanente, já que houve troca de secretários na Secretaria de serviços Públicos, secretaria da Fazenda, o qual os catadores sempre tiveram um bom diálogo, e onde sempre foi mantido em dia todos os pagamentos do contrato de coleta seletiva.
Para Gilmar Schlusen (44), coordenador geral da Cooperativa dos catadores Mãos Dadas, Rio dos Sinos, o atraso nos pagamentos prejudica a toda a cooperativa e aos catadores, deixando de ter as contas em dia, e muitas vezes tendo que tirar dinheiro da produção dos catadores, diminuindo a renda, para manter as contas em dia.
- Pagando em dia temos 10% de desconto no aluguel do caminhão, mantemos as contas em dia, com o atraso temos que pagar juros do caminhão, além dos catadores coletores, que dependem do pagamento do contrato, para poder manter suas contas em casa em dia. Também temos que tirar dinheiro da produção para pagar algumas contas, cada vez que atrasa o contrato. Diz Daiana Anjos (34) coordenadora financeira da cooperativa de catadores Nova Conquista - Santa Marta.
A coleta seletiva em São Leopoldo foi assumida em 2014, pelas 7 cooperativas de catadores do município, e esta em 100% da cidade.
Fonte: Departamento Comunicação Uniciclar.