sexta-feira, 1 de julho de 2016

CATADORES DA UNICICLAR RECEBEM CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO.



Os catadores e catadoras da uniciclar receberam na tarde desta quarta feira 29/06, na sede da cooperativa, o Prefeito Municipal Anibal Moacir da Silva, numa solenidade oficial de entrega da esteira de triagem do Projeto Ações Integradas de Economia Solidária e Desenvolvimento Humano.
Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedetec). Na oportunidade os catadores receberam o certificado de conclusão do curso RELAÇÕES HUMANAS E ECONOMIA SOLIDÁRIA, que durou 40 horas, e foi ministrado na própria cooperativa, durante 5 sabados.
Durante as 40 horas de curso, os catadores aprenderam sobre gestão financeira, vendas, marketing e comércio. 
- É uma grande satisfação ver que este projeto capacitou dezenas de pessoas. Queremos que vocês sejam independentes. O poder público não pode ser empecilho, devemos trabalhar em conjunto. Neste momento vocês estão aqui se qualificando, o que é muito importante para poder enfrentar uma crise que ainda pode levar um tempo maior para findar. Sempre digo a educação e cultura não ocupa espaço, elas agregam cada vez mais conhecimentos para vida de vocês”, salientou o Prefeito Anibal Moacir.
  -  Durante todo o período de execução do projetos, a uniciclar ficou bastante apreensiva e anciosos com a chegada do novo equipamento. Pois só faltava a esteira para podermos melhorar ainda mais nossa qualidade de produção. em 3 semanas de funcionamento, ja obtivemos um resultado de 60% no aumento de produção. Diz Pedro Cezar (35), coordenador geral.
FONTE: DEP. COMUNICAÇÃO UNICICLAR.

Projeto Ações Integradas
O projeto Ações Integradas de Economia Solidária e Desenvolvimento Humano é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedetec), com investimentos na ordem de R$ 1,5 milhão garantido pela Prefeitura Municipal de São Leopoldo junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes).
Os recursos estão sendo aplicados em capacitação e aquisição de prensas, empilhadeiras, máquinas de costura, fornos elétricos, esteiras para recicladores, entre outros equipamentos que serão utilizados pelos 29 grupos existentes de Economia Solidária. A contrapartida da Prefeitura é de R$ 200 mil. Implantado em 2014, o projeto contabiliza 740 participantes.
FONTE: SITE PREFEITURA SÃO LEOPOLDO.
Daniela Tremarin
Departamento de Comunicação
Orientada por Isabella Belli
GALERIA FOTOS.





















ESTUDANTES DA CASA DA CRIANÇA FAZEM VISITA A UNICICLAR.

Neste dia 08 de junho de 2016, a Coordenação da Cooperativa uniciclar recebeu na unidade de triagem, cerca de 50 alunos da casa da criança do bairro São Miguel, que vieram conhecer um pouco mais do trabalho dos catadores.
Na visita assistida pelos educadores da instituição e coordenadores da uniciclar, os estudantes puderam conhecer como funciona todo o processo de coleta, transporte, separação e destinação final dos resíduos da coleta seletiva do município.
- Uma aula, em local diferente, tem muito a ensinar a estas crianças. (Diz Flávia Limas (32), coordenadora de produção).
- Dava para ver o interesse dos estudantes, em querer saber o passo a passo de todo o processo, a dedicação, e o empenho deles em em obter os conhecimentos, e como eles podem contribuir com o Meio Ambiente.
Aproveitar a relação do ensino formal com os espaços abertos, para as escolas e instituições de ensino, mostrando para a comunidade local como se poder contribuir para uma melhor separação dos resíduos seletivo dos resíduos orgânicos, por meio das crianças, é um projeto da uniciclar a mais de 5 anos, firmando parcerias com instituições de ensino do município.
A natureza esta mostrando sinais de cansaço, com as agressões que vem sofrendo ao longo dos anos, com o descarte irregular de lixo urbano.
Esta nova geração de estudantes, é a melhor forma para disimar uma nova cultura de proteção e cuidados com o meio ambiente.
Atitudes simples e eficazes farão futuramente que bilhões de toneladas sejam destinadas corretamente a reciclagem, ao invés de ser serem jogadas no meio ambiente, como acontece atualmente, mesmo muitos estados e municípios terem o serviço de coleta seletiva.  
FONTE: DEPARTAMENTO COMUNICAÇÃO.