quarta-feira, 31 de março de 2021

EMPREENDIMETO DE CATADORES UNICICLAR ENTRA EM ESTADO DE ALERTA.



Contratadas desde 2014 para o serviço de coleta seletiva em São Leopoldo, a uniciclar entra mais uma vez em situação crítica em meio a Pandemia do Corona Vírus.
Consideradas como serviço essencial, o empreendimento não parou suas atividades em meio a pandemia do COVID-19, desde o início do surto da pandemia em fevereiro de 2020, quando houve o fechamento do comercio, empresas, transformando as cidades Brasil a fora em Cidades Fantasmas.

Nesta mesma época em 2020, a UNICICLAR havia atrasos de pagamento do contrato de coleta seletiva por parte do Município de São Leopoldo, o que levou o empreendimento a realizar algumas campanhas em redes sociais, para amenizarem a situação.

https://cooperativauniciclar.blogspot.com/2020/04/cooperativas-de-catadores-de-sao.html

Em mais de um ano  do surto do Corona Vírus, o empreendimento UNICICLAR, vem mantendo suas atividades e serviços considerados essências pelo Município de São Leopoldo, realizando diariamente a coleta seletiva porta a porta.

Porem a situação com falta de pagamento se repete mais uma vez, aonde o empreendimento esta a 40 dias sem receber repasses da Prefeitura de São Leopoldo.

Djavu- Já vimos esta situação antes, em março de 2020, quando em meio ao inicio da pandemia, e vésperas de Pascoa, tivemos que chegar aos nossos coletores, motorista e fornecedores, e dizer que não haveria pagamento, por que não havíamos recebido da Prefeitura. Diz o Coordenador geral da Uniciclar (Pedro Cézar Dutra (40).)

Pedro ainda relata que buscou apoio técnico junto a Ancat, para intervir junto ao município de São Leopoldo, para que possam receber antes da pascoa, e assim não se repita a mesma situação de 2020, de chegarem um dia antes da pascoa e anunciarem a mesma situação a equipe de coleta.

 Estamos acompanhando o empreendimento, que hoje estão fazendo parte da PLATAFORMA RECICLAR PELO BRASIL, e estamos tentando de todas as formas possíveis, dar apoio , suporte técnico, e pratico, buscando minimizar o máximo possível as dificuldades que a cooperativa  esta passando neste momento. Junto a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), e MNCR (Movimento Nacional do Catadores de Materiais Recicláveis), estamos trazendo alternativas para superar os impactos financeiros causados pelo COVID 19,junto ao empreendimento. Porém não conseguimos atender todas as demandas. O governo municipal também deve cumprir com o seu papel.
- Fiz alguns contatos com a secretaria de serviços Publico de São Leopoldo, e alguns foram sem sucesso. Após varias tentativas, consegui conversar com o diretor de coleta seletiva, que no dia 25/03/2021, encaminharam o pedido de quebra de ordem para pagamento da Uniciclar. Porem aguardam agora a secretaria da fazenda fazer o pagamento, o que ainda esta sem previsão. - Relata  o Agente de Defesa Ambiental ANCAT, Fabio Rodrigo Garcia de Limas (38).

Fabio relata ainda que o empreendimento Uniciclar tem 3 veículos baú, para os serviços de coleta seletiva, coleta em empresas e condomínios. Porém apenas 1 tem contrato com a prefeitura, e que o mesmo deve ser mantido os custos com o valor do contrato. Mas o fato é que com o atraso, e para não pararem os serviços essências do município, o empreendimento tem que arcar com custo de combustível, tributos, coletores, motorista, com o caixa do EES, e que ainda estão racionando, fazendo alguns cortes para que o serviço não pare. Porém começa a ficar critico a situação, quando o caixa do EES, começa a entrar no vermelho, caso não haja pagamento do contrato nos próximos dois dias.

- Estamos chegando a um limite máximo, que temos que optar, se mantemos os serviços ou reduzimos a nossa renda dentro da cooperativa, para manter o caminhão e coletores trabalhando na coleta. Diz o motorista da coleta seletiva Vicente Ribeiro de Souza (28).


- Num momento difícil, sem receber o pagamento do contrato, poderemos ficar mais um anos sem pagamento na pascoa, como aconteceu ano passado(2020), diz o catador e coletor da coleta seletiva Ronaldo Camargo (39) há 8 anos na cooperativa.

Em várias tentativas sem sucesso com a Secretaria da Fazenda do Município, a Uniciclar, contam com a sorte, de que o pagamento de ao menos um mês, seja efetuado ainda antes do feriado de Páscoa.

Fonte: Departamento comunicação Uniciclar.