sexta-feira, 4 de abril de 2014

Histórico do Programa da Coleta Seletiva: Município de São Leopoldo.

A Coleta Seletiva em São Leopoldo ocorre na cidadedesde 2005, e iniciou de formacompartilhada, com a participação dos catadores em Associações e Cooperativas organizadas, na coleta e triagem dos materiais. Na época com qua
tro Associações e Cooperativas de catadores, que um dia por semana realizavam a coleta em determinados bairros.
A  partir de 2009 a coleta foi estendida para 100 % da cidade (exceto na área rural), e passou a ser mecanizada, ocorrendo porta a porta, c om caminhões tipo baú, identificados com adesivos da coleta e uma música de chamamento “jingle”. A coleta seletiva está organizadaem 16 setores, abrangendo toda á área urbana e  bene ficiando 65 mil economias e 214 mil de todos os bairros da cidade.
A coleta é realizada utilizando-se cinco caminhões, sendo que quatro caminhões passam uma vez por semana em cada setor e na área central da cidade a coleta ocorre diariamente. Os resíduos recicláveis das empresas possuem um caminhão compactador específico para a sua coleta, todos os materiais coletados são encaminhadas para sete Associações e Cooperativas conveniadas, associado a coleta seletiva, também é realizado a coleta de óleo de fritura usado.
A população é orientada a separar o óleo usado, encaminhando-o para o caminhão da coleta seletiva, que possui um tambor onde este resíduo é acondicionado e assim enviado para o “Mundo mais Limpo”, uma Associação de mulheres que transforma este material em produtos de limpeza.
A coleta dos resíduos orgânicos possui 13 setores, contemplando todo o município, desta
forma, o caminhão que realiza a coleta passa três vezes por semana em cada setor e no centro todos os dias, levando os resíduos coletados para a
Unidade de Triagem de Resíduos, junto ao Aterro Sanitário Municipal.
A responsabilidade da Cooperativa dos Catadores do Vale do Rio dos Sinos – Cooperesíduos, é realizar a triagem, prensar e comercializar os materiais
recicláveis oriundos da coleta domiciliar, diminuindo o volume de material que seria destinado ao Aterro Sanitário. Atualmente esta Cooperativa beneficia aproximadamente 120famílias, realizando a triagem de aproximadamente 10 toneladas diárias de materiais recicláveis, e o rejeito da triagem é destinado par
a o Aterro Sanitário.

Alunos de São Leopoldo priorizam questões em prol do meio ambiente.

Pequenos colocaram em pauta os três erres dentro da disciplina de Ciências - reduzir, reutilizar e reciclar - CRÉDITO: LEONARDO STAHNKE/DIVULGAÇÃO/JC
Os alunos do 6º ano do Colégio Sinodal de São Leopoldo exploraram a criatividade para falar sobre os três erres do meio ambiente recentemente – reduzir, reutilizar e reciclar. Com o apoio do professor de Ciências Leonardo Stahnke, e de Artes Andrea Maciel, a turma 63 fez a reutilização de materiais a partir da sucata, a 62 produziu cartazes para explicar como funciona a coleta seletiva nos domicílios e a turma 61 foi a responsável por reciclar papel.
A ideia de trabalhar os três erres foi baseada no consumo consciente. O desperdício de produtos e alimentos e o descarte inadequado de resíduos sólidos são os grandes causadores de danos ambientais no planeta, como explica o professor Leonardo. “Destruímos montanhas em busca de minérios e metais, perfuramos o fundo do mar para utilizar o petróleo, dos rios retiramos a areia para a produção do vidro, e desmatamos florestas para a produção do papel. Todos esses produtos, muitas vezes originados de recursos naturais não renováveis, não são sequer descartados adequadamente e potencializam os alagamentos, além de poluir o solo, a água e o ar”, alerta. Os trabalhos estão expostos durante a semana nos espaços coletivos da escola, de modo a alertar os demais integrantes da comunidade escolar sobre o papel de cada cidadão para a sustentabilidade planetária.
Fonte:Jornal Cidades

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

RECICLAGEM POPULAR.

 FOTO: MNCR/RS

A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.
O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.
O papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de características diferentes.
Outro exemplo é o vidro. Mesmo que seja "derretido", nunca irá ser feito um outro com as mesmas características tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia.
Já uma lata de alumínio, por exemplo, pode ser derretida de volta ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas características.
A palavra reciclagem ganhou destaque a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).
Como disposto acima sobre a diferença entre os conceitos de reciclagem e reaproveitamento,em alguns casos, não é possível reciclar indefinidamente o material. Isso acontece, por exemplo, com o papel, que tem algumas de suas propriedades físicas minimizadas a cada processo de reciclagem, devido ao inevitável encurtamento das fibras de celulose.
Em outros casos, felizmente, isso não acontece. A reciclagem do alumínio, por exemplo, não acarreta em nenhuma perda de suas propriedades físicas, e esse pode, assim, ser reciclado continuamente.
O cooperativismo social, sob o enfoque da Economia Solidária, trata da necessidade de re-inclusão social de trabalhadores que se encontram excluídos do mercado de trabalho e da sociedade. O artigo expõe o caso da Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Ribeirão Preto que, em parceria com a organização Casa das Mangueiras, procura aprimorar a condição social do catador e sua inclusão na sociedade de forma justa. Utilizou-se a abordagem da pesquisa qualitativa, no método de estudo de caso único. Os resultados demonstram que a atuação das entidades, colocando em prática os princípios do cooperativismo social, possibilita melhorias reais nas condições sociais dos catadores e na própria aceitação e reconhecimento da profissão junto à sociedade.

Nos anos 70 já havia a preocupação com a preservação ambiental e foi nesse período que surgiu o conceito de reciclagem.
Nessa época teve inicio o processo industrial de reaproveitamento de diversos tipos de materiais e o que antes era destruído passou a ser reciclado ou reaproveitado.
Reciclar faz parte das atitudes sustentáveis cujo principal objetivo é a defesa e proteção do meio ambiente.
A reciclagem é a soma de varias ações que visam aproveitar detritos que teriam como destino o lixo, ou a utilização dos que foram dispensados, mas podem ser recuperados ou transformados.
A produção de lixo aumenta a cada dia. Para ter uma ideia da quantidade, basta imaginar a quantidade de lixo que gera um recém-nascido, com o uso de fraldas descartáveis e outros utensílios que são dispensados ao longo do tempo – chupetas e bicos de mamadeiras, que são feitos de borracha, ou os lenços de papel.
O fato é que milhares de toneladas de lixo são recolhidas diariamente nos hospitais, nas escolas, fábricas e residências e a tendência é aumentar mais a quantidade de lixo produzido.
A sustentabilidade passa por medidas que estimulam as formas alternativas de reciclagem, armazenagem em local autorizado para tratamento e, em último caso, a incineração.
Porém, a incineração só deve ser aplicada em casos extremos devido à poluição da atmosfera. Já a reciclagem é a solução para o lixo inorgânico.
A importância dessa atitude se traduz no reaproveitamento de papéis, vidros, plásticos e metais, o que resulta em economia e geração de emprego e renda, além da redução significativa do consumo de matéria-prima.
Ela é feita em empresas especializadas e de grande porte e possuem a infraestrutura necessária para atender a grande demanda de material que recebem diariamente.
No entanto é possível reciclar em menor escala na própria casa utilizando pouco espaço e aproveitando materiais reutilizáveis.
E esse hábito proporciona a oportunidade de criar um passatempo saudável e a consciência de preservação da natureza.
Uma forma simples de fazer a reciclagem doméstica é reaproveitar as garrafas de plástico, uma vez que é possível fazer peças decorativas e de utilidade com esse tipo de material.
Outro exemplo é o óleo de cozinha ou óleo de fritura que pode virar sabão de ótima qualidade.
E, por fim, aqueles que moram em áreas com quintal grande e, com bastante terra, poderão também enterrar boa parte do lixo orgânico, que irá se transformar em adubo natural.
FONTE: DEP. COMUNICAÇÃO UNICICLAR.  
A IMPORTÂNCIA DE RECICLAR.
 
FONTE: DEP. COMUNICAÇÃO UNICICLAR.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Greve de garis paralisa recolhimento de lixo em São Leopoldo

São Leopoldo - Garis de São Leopoldo, colaboradores da empresa SL Ambiental, decidiram paralisar os serviços de recolhimento de lixo domiciliar e seletivo na cidade a partir da manhã desta quinta-feira (30). Reunidos na frente do aterro sanitário, no bairro Arroio da Manteiga, eles impedem a saída dos caminhões de coleta desde às 7 horas. A categoria reivindica por melhores condições de trabalho e pelo cumprimento dos direitos trabalhistas, como o pagamento do banco de horas com folgas e a normalização no convênio médico. Segundo eles, a paralisação seguirá por tempo indeterminado. 
Fonte: Jornal vs.

 A greve afeta no município a coleta dos resíduos domiciliar e da coleta seletiva. As cooperativas de catadores de São Leopoldo, já vem enfrentando a falta de material nas unidades de triagem a mais ou menos uma semana. Hoje um Representante da SESP (Secretaria de Serviços Publicos) de São Leopoldo, fez o comunicado, aos Responsáveis pelas entidades o fato ocorrido, sem previsão de normalização. Para as cooperativas que trabalham com a coleta seletiva, fazendo a triagem e separação dos resíduos secos, esta sendo um enorme prejuízo, já que a coleta seletiva é feita pela empresa Sl Ambiental. "Se sem greve, ja não temos material suficiente para trabalhar, imagina agora com a greve dos garis!" Declara Pedro Cézar Dutra dos Santos, Presidente Da cooperativa Uniciclar. A coordenação do Forum dos Catadores e recicladores de São Leopoldo, Representante das entidades e unidades de triagem do município, irão esperar até a manhã de 31 de janeiro de 2014, para ver o desfecho da greve, em seguida solicitarão uma reunião de Emergência com o Secretario Charles Pierre (Secretario da pasta da secretaria de serviços públicos), para tentar ao menos solucionar o problema da coleta seletiva. "Os catadores e a população não podem pagar pelos erros da Sl Ambiental." relata Fabio Rodrigo Garcia de Limas (diretor financeiro da Uniciclar e Dep. Comunicação do F.R.S.L)."Achamos justo as revindicação dos garis, mas os serviços de coleta seletiva e domiciliar não podem parar. Pois a população paga seus impostos, e tem direito a um serviço de qualidade". Enquanto isso o que se vê nas ruas de São Leopoldo, são lixeiras transbordando, e lixo espalhados por todo o lado.
Fonte: Dep. comunicação Uniciclar.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Trabalhadores que contribuíram entre 1999 e 2013 têm direito à revisão de saldos do FGTS

Segundo especialista em Direito Tributário, Dr. Robson Amador, a Taxa Referencial, responsável pela correção monetária no período, ficava abaixo do valor da inflação.

Brasileiros que tiveram contrato formal de trabalho em regime CLT entre 1999 e 2013 e, consequentemente, contribuíram com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), precisam ficar atentos. Em 2013, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a Taxa Referencial (TR), responsável até então pela correção monetária de precatórios e do FGTS, como inconstitucional e ilegal.

"A decisão ocorreu porque durante o período vigente em que foi utilizada (1999 a 2013), a TR não acompanhou os demais índices de correção e esteve abaixo da inflação, o poder de compra não foi recuperado e os trabalhadores receberam menos do que deveriam", explica o especialista em Direito Tributário da RCA Advogados, Dr. Robson Amador.
Por causa da mudança, todos as pessoas que trabalharam nos últimos 14 anos, inclusive os aposentados, podem entrar com ação judicial para pedir a correção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. A estimativa é que a diferença percentual entre o que o trabalhador de fato recebeu, e o que deveria ter recebido, varia de 60% a 80%, dependendo dos meses e dos anos trabalhados.
A partir de agora, o índice escolhido para a correção monetária do FGTS será o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). "Assim como outros índices, o INPC sempre acompanha o nível da inflação. Em termos de comparação, em um ano a TR acumula uma variação de 0,04%, enquanto o INPC registra uma alta de 6,67% durante o mesmo período", relaciona o especialista em Direito Tributário.
Aposentados e contribuintes que já tenham sacado o Fundo de Garantia também têm direito à revisão. O pedido pode ser feito em até 30 anos. Para entrar com a ação, o trabalhador deve obter os extratos do FGTS de 1999 a 2013 junto à Caixa Econômica Federal, RG, CPF, comprovante de residência procurar um advogado especialista.
Trabalhadores que contribuíram entre 1999 e 2013 têm direito à revisão de saldos do FGTS (Foto: Parks News/Frederico Haikal)
Trabalhadores que contribuíram entre 1999 e 2013 têm direito à revisão de saldos do FGTS (Foto: Parks News/Frederico Haikal)
"A partir dos extratos, haverá uma comparação entre o índice que foi aplicado e o índice que deveria ter sido utilizado. A partir daí será calculada a diferença", esclarece Robson Amador.
Fundo de Garantia por Tempo de Serviço
O FGTS foi criado em 1966 por meio da Lei 5.107, para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Atualmente, é a Lei 8.036/1990 que regula o FGTS e faz menção à correção monetária. O Fundo de Garantia é uma conta aberta pelo empregador junto à Caixa Econômica Federal, para que seja depositado mensalmente 8% do salário, mais atualização monetária e juros.
Como surgiu a Taxa Referencial?
A Taxa Referencial é originária da Lei 8.177, que foi criada em 1991, no Plano Collor II. A iniciativa fez com que os valores recolhidos do FGTS não refletissem os índices oficiais da inflação, o que causou prejuízo aos trabalhadores.