A partir de hoje a coleta de resíduos orgânico, no município de São Leopoldo esta suspensa por tempo indeterminado por decisão da SL Ambiental (empresa responsável pelo serviço ).
Em nota divulgada ontem no início da noite, a empresa explicou que a decisão foi motivada pelo fechamento do aterro sanitário pela prefeitura.
O secretário municipal , Charles Pierre , confirmou o fechamento do aterro , na quarta feira a tarde , porque o mesmo não tem licença de operação emitida pela Fepam.
Como o serviço é essencial para o município, a empresa não pode suspender a coleta dos resíduos.
Com isso já começa a gerar preocupação para a cooperativa de trabalho dos catadores UNICICLAR, já que a mesma empresa faz a coleta dos rejeitos oriundo da coleta seletiva, depois de triados.
A notícia esta vincula no jornal de circulação diária do município ( Jornal VS 23/10/2014).
O conselho de administração da Uniciclar esta preocupada, com a paralisação da coleta de resíduos orgânicos.
"Nosso espaço é amplo, mas não temos capacidade para armazenar os resíduos que sobram (rejeito) , depois de triados. Já estamos em alerta, pois nossa capacidade esta no limite, e a comunidade poderá largar o Lixo juntamente com a coleta seletiva. Por isso a partir de hoje, nossa atenção a coleta seletiva será redobrada, para que não venha para o galpão de triagem estes resíduos que estão deixando de ser coletados" declara Fábio Limas (31), diretor de finanças da Uniciclar.
" Estamos preocupados sim, Isso pode trazer muitos problemas para as cooperativas que fazem a coleta seletiva no município. Não teremos muito espaço para armazenar o Lixo que sobra da coleta seletiva, que não pode ser aproveitado, que fica em torno de 30% . A Uniciclar ira pedir uma reunião de emergência nos próximos dias com o secretario Charles Pierre, para podermos acomapnhar mais de perto a situação, já que também iremos ser prejudicados com esta paralisação), declara Pedro Cezar Dutra (34), Diretor presidente da Uniciclar, e membro da Coordenação Estadual do MNCR/RS.
Fonte: Dep. comunicação uniciclar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário